terça-feira, 29 de novembro de 2011

2011 o ano que não terminou...

Bernardo e a emoção do domingo passado
É amigos cruzmaltinos, assim como o ano, o jogo só acaba quando termina, já diria o folclórico ex-presidente Vicente Matheus do 'timinho' da CBF que luta contra o Vascão pelo Penta do Brasileirão. Pois é, independente do resultado final do campeonato (e da Sulamericana, sorry periferia), para o qual a CBF intenta arduamente sagrar os gambás campeões, o jogo de domingo contra o florzinha mostrou (especialmente para os mulambos e gambás que já comemoravam) quem, na realidade, é o campeão moral do certame e o melhor time do Brasil atualmente (desculpa aí, neymar's fans)...
E o ano de 2011 já é um ano histórico para o Club de Regatas Vasco da Gama, mesmo que fiquemos em segundo lugar neste campeonato de algumas cartas marcadas -- que o Vasco insiste em combater heroicamente (aviso: campeonato de pontos corridos não tem vice, não tem decisão, ok!).
O que dizer da recuperação histórica de um time tido, pela mídia 'precocemente ejaculada' como rebaixado no carioquinha? Esse mesmo time desacreditado e esculachado como 'tendo menos ponto que a letra 'i' no carioca' chegou a final da Taça Rio e, mesmo perdendo nos penaltys o título do turno, jogou melhor que os mulambos. Esse mesmo time jogou uma Copa do Brasil fantástica, de jogos de superação, em que Alecsandro, Diego Souza, o Mito Dedé - o maior zagueiro do Brasil e adjacências, Fagner, o maestro Felipe, Prass e os outros craques cruzmaltinos, ao final, enterraram o 'darling' da mídia, o até então invicto Coritiba, time-sensação do Brasil no primeiro semestre, no estádio dos caras, levantando o caneco da Copa do Brasil, título que nem mesmo o escrete de 1997-2000 ousou ganhar (nada obstante fosse um time melhor)....
 O MITO e o Caneco

E, como se não bastasse, em mais uma batalha de superação, contra tudo e contra todos os prognósticos, o Vascão começa o brasileiro com time de reservas ganhando suas partidas e disputando,  com os incensados Corinthians e Flamengo (lembram da 'final antecipada' entre o dois?), além de Santos, Internacional,  Botafogo (ah, esse já era...), São Paulo, Cruzeiro (kkk, ah, os 'analistas'....), Fluminense, o título....deixando pra trás os rivais cariocas, perdendo o seu técnico Ricardo Gomes com um  AVC  e, mesmo assim, duelando, cabeça a cabeça pelo caneco com o time de gambás do Tietê, hoje braço regional da CBF na paulicéia.....
E, apesar da luta acirrada até a última rodada no próximo domingo, com a vantagem pequena para o 'curintians' e, mesmo com todas as armações da CBF-Sanches e do cansaço natural de lutar em dois campeonatos, o Vascão ainda está na semi-final da Sulamericana, torneio inédito para o time (e para quase todos os brasileiros, menos o Inter), buscando a Tríplice Coroa...
Portanto, mesmo que fiquemos só com a Copa do Brasil (bate na madeira!), o torcedor vascaíno tem motivos de sobra para se orgulhar e os outros rivais de agradecer pelo Vasco ter alugado mais uma vaga na Libertadores para esses desclassificados (ouviu Patrícia Amorim...). Uma última reflexão: a própria CBF tem que agradecer pelo Vasco ter feito o campeonato que fez, valorizando sua fórmula de pontos corridos e a tabela idealizada de clássicos regionais na última rodada que, graças ao talento e heroísmo dos atletas vascaínos ganhou graça e charme na reta final....Se o Vasco vencer, como disse alguém, roteiro de filme que termina com final feliz....ASSIM SEJA, AMIGOS!!!

Vasco um time de grandes torcedores.
 Cartaz do show do Vasco desse ano com vários artistas

Dias atrás uma amiga me provocou. O Jorge Ben Jor torce para o 'mengu' disse ela. Eu refutei alegando que o Vasco é o time dos grandes artistas de Mpb, samba e até rock, além de artistas, intelectuais e personalidades da política nacional. E mais, é o time dos grandes Reis, Rei Roberto Carlos, Reis do humor Renato Aragão e Chico Anisio (pelo menos na minha época), Rei do Blues (Celso B.B.) , Rei da Bossa Nova (João Gilberto) e o princípe do samba (Paulinho da Viola). Então este post vai montar um time de grandes torcedores do machão da gama, dentre os quais os supramencionados.  Aliás, um não, vários times. Vamos lá:

Na música: 1 - Villa-Lobos, 2- Pixinguinha, 3 - Luis Melodia, 4- Gonzaguinha, 5- Edu Lobo, 6- Celso Blues Boy, 7- Marcelo Camelo (Los Hermanos), 8 - Paulinho da Viola, 9- João Gilberto, 10 - Roberto Carlos e 11 - Erasmo Carlos e ainda: 12 - Martinho da Vila, 13- Paulo Jobim, 14 - Dicró, 15 - Jamelão, 16 - Jorge Aragão, 17 - Francis Hime, 18 - Teresa Cristina, 19 - Fernanda Abreu, 20 - Aldir Blanc e 21 - Wagner Tiso.

Na TV e cinema: 1 - o saudoso Chacrinha, 2 - Fátima Bernardes, 3 - Marcos Palmeira, 4- Rodrigo Santoro, 5 - Chico Anisio, 6- Taís Araújo, 7 - Camila Pitanga, 8 - Sonia Braga, 9 - Bruno Mazzeo, 10 - Camila Morgado, 11 - Renato Aragão e ainda: Zelito Viana, José Henrique Fonseca (conspiração filmes).

Na política (independente de gosto ou ideologia): 1. Getúlio Vargas, 2 - Juscelino Kubitschek, 3 - João Goulart, 4- Artur da Távola, 5 - Eduardo Paes, 6 - Lula (no Rio), 7 -Ciro Gomes, 8 - Milton Temer, 9 - Lindberg Farias, 10 - Bernardo Cabral, 11 - Osvaldo Aranha .

Na literatura: 1. Carlos Drummond de Andrade, 2.  João Ubaldo Ribeiro, 3. João Cabral de Melo Neto, 4. Paulo Coelho, 5. Rachel de Queiroz, 6. Rubem Fonseca, 7. Sérgio Cabral pai, 8 - Artur da Távola, 9 - Ferreira Gullar, 10 - Aldir Blanc e 11 -Ricardo Igreja (de blog, pelo menos....rs).

Na Imprensa e Esporte -- 1. Luis Penido, 2. Sergio Noronha, 3. Ledio Carmona, 4. Nelson Piquet, 5. As gêmeas do nado sincronizado, 6. Pelé (no rio e na sua infância), 7. Teco Padaratz, 8. Guilherme Tâmega, 9. Loureiro Neto, 10. Sandro Gama, 11. Cláudio Perrault. E ainda: Fernandão e Marcelinho do vôlei, Geovani, Edmundo, Roberto Dinamite, Antonio Lopes e outros.

E ainda: Viviane Araujo, Jaguar, Chico Caruso (cartunista), Marta Rocha, Olavo Monteiro de Carvalho, Arthur Sendas, Genilson Araujo, Danusa Leão e outros.

 Steve Harris do Iron Maiden e o seu bom gosto!

Alguns links interessantes:



Vasco na telinha do IPOD/IPHONE

Letras Cruzmaltinas - Aplicativo do Vasco - Minha dica de hoje não é um livro sobre o Vasco, mas um aplicativo, um dos apps mais baixados na loja do Itunes no Brasil, sendo o mesmo gratuito. O recém-lançado aplicativo do nosso querido Vasco da Gama tem notícias on line do site Supervasco, conteúdo da Vasco TV (no You Tube e Esporte Interativo), placar do jogo em andamento, história do clube que pode ser enviada por e-mail e canto da torcida com fotos!
Página para baixar -itunes .
Excepcionalmente neste post não teremos o 'Meninos e Meninas eu vi' e a seção 'Figurinhas do Almirante'.
No mais, o meu muito obrigado aos jogadores vascaínos pelos agradecimentos no último domingo, era um tal de Ricardo isso, Ricardo aquilo, não mereço tanto! rs....
Saudações cruzmaltinas e que São Januário lhes proteja! RUMO AO PENTA E À SULAMERICANA!

2 comentários:

  1. Parabéns, meu nobre colega e enciclopédia viva da história do nosso querido Vasco da Gama!
    Muito oportunos os comentários e rumo à vitória, quer dizer, já somos vitoriosos por ostentar essa bela cruz de malta no peito!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Rafa, vascaínos são sempre vitoriosos! Um Vasco forte e unido sempre!

    ResponderExcluir